Biografia


Nome Verdadeiro: Stefani Joanne Angelina Germanotta
Nome Artistico: Lady GaGa
Apelido: Gagaloo
Data de Nascimento: 28 de Março de 1986
Local de Nascimento: Nova York
Nacionalidade: Estadunidense 
Cor dos Olhos: Verdes
Cor favorita: Lilás
Cabelo: Loiro (cor real do cabelo: marrom)
Comida favorita: Frango e Kichererbsenbrei
Seu pai: Joseph Germanotta
Sua mãe: Cythnia Germanotta
Sua irmã: Natali Germanotta
- Cantora, Compositora, Pianista.
ㅤㅤLady Gaga (Stefani Joanne Angelina Germanotta) nasceu em Yonkers em Nova Iorque no dia de 28 de Março de 1986, descendente de uma família italiana. Seu pai, Joseph Germanotta, é um empresário do mundo digital e sua mãe, Cynthia, trabalha como assistente de telecomunicações. Ela é a filha mais velha do casal.
Quando Gaga tinha onze anos, estava prestes a entrar na Juiliard School, mas acabou indo para o colégio católico Convento do Sagrado Coração. Aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade por ouvido, compôs sua primeira balada de piano aos treze anos e começou a fazer shows aos quatorze.
Aos dezessete, ela ingressou antecipadamente à University Tisch School of the Arts, em Nova Iorque, para estudar música. Ela aprimorou suas composições, compondo ensaios analíticos e documentos centrados em temas como arte, religião e sócio-política. No entanto, ela saiu da universidade.
Lady Gaga assinou com Def Jam quando tinha dezenove anos. Isso aconteceu após um registro executivo em LA. Reid a ouviu cantar do corredor, mas Gaga afirma não ter o encontrado pessoalmente. Depois de três meses, Reid desligou Gaga da gravadora.
Ela mudou-se para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand. Naquele período começou a usar drogas.
GaGa disse que seu pai apenas não entendia aquilo e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses “Ele não conseguia olhar para mim durante um bom tempo, eu estava em vestimentas de couro. Isso foi difícil para ele.”. Na mesma época, GaGa conheceu e teve um caso com um baterista de heavy metal chamado Luke.
O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou GaGa a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de GaGa por causa da canção Radio Ga Ga, sucesso do grupo de rock Queen. O apelido foi essencial para a construção do nome artístico da cantora.
A partir de 2007, GaGa passou a trabalhar com Lady Starlight e go-go dancers quem a ajudou criar seus figurinos que seriam usados em suas apresentações.
A dupla começou a cantar em clubes de avenidas como o Mercury Lounge, The Bitter End e no Rockwood Music Hall, sendo que as apresentações das duas passou a ser chamada de Lady GaGa and the Starlight Revue.
Em agosto de 2007, GaGa e Starlight foram convidadas para cantarem no festival de música Lollapalooza. A apresentação foi aclamada e recebeu muitos elogios.
Inicialmente voltada ao Pop, GaGa encontrou seu êxtase musical quando misturou as melodias do glam-rock de David Bowie e do Queen em suas musicas.
“Queen e Bowie foram uma chave pra mim. Eu não sabia o que fazer até que encontrei os dois. Quando eu tocava nos rock clubs de Nova Iorque, muitas gravadoras acharam que eu era muito teatral. E ai, quando eu fiz testes para peças, eles diziam que eu era muito pop.”
Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon. Ela ja fez composições pra artistas como Britney Spears, Fergie e o grupo feminino The Pussycat Dolls. Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também possuia uma voz excelente. Ele finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Lovine, para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora, Akon Live Distribution, chamando mais tarde GaGa de sua artista privilegiada. Entre a afiliação com Akon, GaGa começou a trabalhar no seu próprio material para o seu álbum de estreia com o produtor RedOne.ㅤㅤ
Quase tendo uma seleção de musicas sólida, de uma levada electro-glam inspiradas em Bowie e Queen, GaGa queria mixar essa batida com melodias urbanas, um refrão pop e ainda assim manter a essência rock’n’roll. A primeira musica que eles produziram, foi uma mistura de Girls, Girls, Girls do Mötley Crüe e T.N.T do AC/DC.
Em 2008, Gaga se mudou para Los Angeles, perto da gravadora, para finalizar seu álbum de estréia, The Fame. Para esse álbum, Gaga disse que se casou com vários estilos musicais. Hoje, ao lado de sua equipe Haus of GaGa, que fica por conta de suas roupas inovadoras, suas criações e seus planejamentos, Lady GaGa é um consolidado fenômeno pop.



Biografia e carreira
1986  — 2004: Infância e adolescência
Stefani Germanotta nasceu na cidade de Nova Iorque em 28 de março de 1986, vinda de uma famíliaítalo-americana, filha mais velha de Joseph, um empreendedor de Internet, e Cynthia Germanotta (nascida Bissett).[28][29][30] Ela aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada no intrumento aos treze; por volta dos quatorze, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone.[7] Aos onze, Germanotta frequentou umconvento, o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica romana privada no noroeste deManhattan, mas afirmou não vir de uma família rica, dizendo que seus pais ambos vieram de famílias de classe baixa, então trabalhamos por tudo — minha mãe ficava doze horas por dia fora de casa, em telecomunicações, e o meu pai também.[31][32][33] Uma ávida atriz em musicais de ensino médio, Germanotta interpretou papéis principais como Adelaide em Guys and Dolls e Philia em A Funny Thing Happened on the Way to the Forum.[34] Ela descreveu a sua vida acadêmica na escola como "muito dedicada, estudiosa e disciplinada", mas também "um pouco insegura", como disse em uma entrevista: "Eu costumava ouvir brincadeiras por ser tanto provocativa como excêntrica, então comecei a abaixar o tom. Eu não me encaixava, e me sentia como uma estranha".[35][36] Conhecidos discutem que ela não encaixava-se na escola: "Ela tinha um grupo central de amigos; era uma boa aluna. Ela gostava muito de garotos, mas cantar vinha em primeiro lugar", recordou um então colega do ensino médio. Referindo-se ao seu "expressivo livre espírito", Gaga disse à revista Elle: "Eu sou canhota"![37][38]
Aos dezessete anos, Germanotta ganhou uma admissão antecipada para a Tisch School of Arts daUniversidade de Nova Iorque em 23 de agosto de 2003, e morou em um dormitório da cidade na Rua 11. Lá, ela estudou música e melhorou as suas habilidades de composição ao escrever dissertações e artigos analíticos, focando em assuntos como artereligião, questões sociais e políticas.[7][39] Ela sentiu que era mais criativa do que algum de seus colegas: "Uma vez que você aprende a pensar sobre arte, você pode ensinar a si mesmo", disse. Pelo segundo semestre de seu segundo ano, retirou-se da escola para focar em sua carreira musical.[40] Seu pai concordou em pagar seu aluguel por um ano, sob a condição de que ela se rematriculasse para a Tisch se fosse mal-sucedida: "Eu abandonei a minha família inteira, consegui o apartamento mais barato que podia encontrar, e me dei mal até que alguém me ouvisse", disse ela.[34]

2005  — 2007: Início da carreira
Gaga apresentando-se no festivalLollapalooza, em 2007.
Germanotta incialmente assinou um contrato com a gravadora Def Jam Recordings aos dezenove anos de idade, mas saiu dela depois de três meses.[41]Brevemente, a sua companhia de administração apresentou-a ao compositor e produtor RedOne, que também era empregado dela.[42] A primeira canção que ela produziu com RedOne foi "Boys Boys Boys",[42] uma mistura inspirada pelas canções "Girls, Girls, Girls" deMötley Crüe, e "T.N.T." de AC/DC.[43] Ela mudou-se para um apartamento no sudoeste de Nova Iorque e gravou algumas canções com o cantor de hip-hop Grandmaster Melle Mel para um audiolivro acompanhante do livro infantil,The Portal in the Park, de Cricket Casey.[44] Ela também deu início a Stefani Germanotta Band, um grupo com alguns amigos da universidade. Eles gravaram um Extended play com as suas canções de balada em um estúdio situado abaixo de uma adega em Nova Jersey, tornando-se um ponto fixo ao centro social no sudoeste da cidade.[34] Começou a experimentar drogas, logo depois, enquanto fazia apresentações neo-burlescas.[31] O seu pai não entendia a razão do consumo de drogas e não conseguiu olhar para ela durante alguns meses.[31][43] O produtor musical Rob Fusari, que ajudou-a a compor umas de suas primeiras canções, comparou as suas habilidades vocais às de Freddie Mercury. Fusari ajudou-a a criar o apelido Gaga, a partir da canção "Radio Ga Ga" da banda Queen. Germanotta estava no processo de criar um nome artístico, quando recebeu uma mensagem de texto de Fusari em que lia-se "Lady Gaga".[45] Ele explicou:
"
Todo dia, quando Stef vinha ao estúdio, ao invés de dizer "olá", eu começava a cantar "Radio Ga Ga". Esta era a sua canção de entrada. [Lady Gaga] foi na verdade um pequeno erro; eu digitei "Radio Ga Ga" em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira "Radio" mudou para "Lady". Ela me respondeu: "É isto". Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: "Nunca mais me chame de Stefani".[45]

2008  — 2009: The Fame e The Fame Monster

Gaga cantando "Paparazzi", canção de abertura da The Fame Ball Tour.
Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, trabalhando perto de sua gravadora para finalizar o seu álbum de estreiaThe Fame.[43]Ela combinou diferentes gêneros no álbum, desde a bateria dos Def Leppard até bateria de heavy metal em faixas urbanas".[41] The Fame recebeu análises positivas de críticos; de acordo com a agregação de crítica musical do Metacritic, ele armazenou uma pontuação média de 71 de 100.[58] O álbum atingiu a primeira posição na ÁustriaReino UnidoCanadá e Irlanda.[8][59]Mundialmente, The Fame vendeu por volta de doze milhões de cópias.[60] A sua primeira canção lançada como single, "Just Dance", ficou no topo das paradas na Austrália, Canadá, Países Baixos, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos, recebendo mais tarde uma indicação aos Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Dance.[10] O single seguinte, "Poker Face", foi um sucesso ainda maior, atingindo o número um na maioria de todos os mercados musicais no mundo, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos.[9] Ele ganhou um prêmio para Melhor Gravação Dance nos 52° Grammy Awards, além de indicações para Canção do Ano e Gravação do AnoThe Fame foi indicado para Álbum do Ano, tendo ganho a categoria de Melhor Álbum Eletrônico/Dance.[11] Embora a sua primeira turnê aconteceu como abertura para o grupo de colegas de música pop na Interscope, o reunido New Kids on the Block,[61] ela teve a sua própria e definitiva, a The Fame Ball Tour, que se iniciou em março de2009.

2010  — presente: Born This Way
Ver artigo principal: Born This Way
"Ele veio tão rápido. Eu estive trabalhando nele por meses, e sinto que está terminado agora. Alguns artistas levam anos. Eu não. Eu escrevo música todo dia."
Lady Gaga falando sobre a rapidez do álbum.[83]
Em março de 2010, em uma entrevista com a MTV do Reino Unido, Gaga confirmou que começou a trabalhar no seu novo álbum de estúdio e já terminou de escrever o seu tema central.[84] Três meses depois, em uma entrevista com a Rolling Stone, ela disse que o álbum estava completo, mas que não seria lançado até o ano de2011. Ela anunciou o título durante o seu discurso de agradecimento por tenho ganho o Vídeo do Ano nos MTV Video Music Awards de 2010.[16]
Em abril de 2010, o vídeo de "Bad Romance" foi o o vídeo mais visto da história do Youtube, com pouco mais de 180 milhões de acessos no momento da condecoração; além de ser o primeiro vídeo a superar a marca de 200 milhões de visitas.[85] No fim de abril, Lady Gaga foi considerada como uma das artistas mais influentes do mundo pela revista Time, em sua lista anual de 100 celebridades.[86]Nesta edição, a cantora Cyndi Lauper escreveu uma nota sobre Lady Gaga.[87] Ela expressou:

Gaga apresenta suas idéias de forma sofisticada. Ela tem uma incrível sensação pop. As pessoas se esquecem de quão jovem ela é (...) tem apenas dois álbuns, mas inspira outros artistas a irem em frente com seu próprio trabalho. Quando vejo alguém como Gaga, me recorda a admiração (...) não é um ato de música pop, é a interpretação de um artista.
Em outubro de 2010, a cantora tornou-se a primeira artista a obter mais de um bilhão de visualizações de seus vídeos no Youtube.[88]


A MAIOR INFORMAÇÃO SOBRE A DIVA


Lady Gaga




Informação geral

Nome completo
Stefani Joanne Angelina Germanotta
Nascimento
Ocupação
Período em atividade
2005  – atualmente
Outras ocupações
Def Jam (2005)
InterscopeKon LiveCherrytree, Streamline/Universal Music Group (2007 - atualmente)
Afiliações
Influência(s)
Assinatura